Devo comprar um SUV? 
Loading icon

Devo comprar um SUV?

Tudo nessa vida oscila de acordo com os ciclos. No mercado automotivo, não poderia ser de outra forma.

Paulo Romero

A vida é feita de ciclos. No mercado automotivo os ciclos são bem marcados. Nos anos 1970 os muscle cars eram desejados, já nos anos 1980 as peruas é que balançavam os corações, nos anos 1990 chegou a vez das minivans, e nos anos 2000, mais fortemente dos anos 2010 até aqui, a onda são os SUVs, os jipões. Isso tem a ver com a vibe da galera nos períodos históricos.
Falando da realidade tupiniquin, os SUVs tem dominado a cena e diversos tipos de carroceria estão morrendo, por exemplo: hacht duas portas, hacht médio (único sobrevivente é o CRUZE SPORT6), peruas, e os sedãs perderam muito do seu encanto com o público.

Post image

Para os amantes de carros SUVs não são referência quando o assunto é comportamento dinâmico, economia e praticidade. São desajeitados por “viverem” fora do seu habitat natural. São veículos projetados para o OFF ROAD, estradas de terra, cascalho e lama. Nossas estradas em péssimas condições geram essa demanda por carros mais “preparados” para uma condição fora de estrada. Mas será que realmente os SUVs são mais adequados para o dia a dia?

O consumidor deseja sempre o máximo de benefício com o mínimo de custo e a persepção que os SUVs são mais robustos dizem a ele que estes oferecem mais conforto e resistência frente a buraqueira e, finalmente, menor custo de manutenção. No entanto, isso pode não ser bem uma verdade. O curso de suspensão mais longo, pneus maiores e mais estruturados são sim mais adequados a condição ruim do pavimento, porém o valor das peças do conjunto de suspensão e dos pneus é mais elevado comparado ao similar do carro de passeio comum. A durabilidade é similar, ainda que no SUV seja mais robusto é também mais pesado e por consequência a exigência sobre os conjuntos do carro é maior. Tudo sofre mais, tanto suspensão como conjunto motriz, pneus e freios. Por conta do peso e porte avantajado, afetando o coeficiente de penetração aerodinâmica, consome-se mais combustível. Os pneus de uso misto e o centro de gravidade mais elevado prejudicam a estabilidade.

Para os amantes de carros SUVs não são referência quando o assunto é comportamento dinâmico, economia e praticidade. São desajeitados por “viverem” fora do seu habitat natural. São veículos projetados para o OFF ROAD, estradas de terra, cascalho e lama. Nossas estradas em péssimas condições geram essa demanda por carros mais “preparados” para uma condição fora de estrada. Mas será que realmente os SUVs são mais adequados para o dia a dia?

O consumidor deseja sempre o máximo de benefício com o mínimo de custo e a persepção que os SUVs são mais robustos dizem a ele que estes oferecem mais conforto e resistência frente a buraqueira e, finalmente, menor custo de manutenção. No entanto, isso pode não ser bem uma verdade. O curso de suspensão mais longo, pneus maiores e mais estruturados são sim mais adequados a condição ruim do pavimento, porém o valor das peças do conjunto de suspensão e dos pneus é mais elevado comparado ao similar do carro de passeio comum. A durabilidade é similar, ainda que no SUV seja mais robusto é também mais pesado e por consequência a exigência sobre os conjuntos do carro é maior. Tudo sofre mais, tanto suspensão como conjunto motriz, pneus e freios. Por conta do peso e porte avantajado, afetando o coeficiente de penetração aerodinâmica, consome-se mais combustível. Os pneus de uso misto e o centro de gravidade mais elevado prejudicam a estabilidade.


Assuntos do momento
Presidiário montando carros
Sistema Admycar
Presidiário montando carros

Dec 30th, 2021

Carros voadores
Sistema Admycar
Carros voadores

Dec 30th, 2021


Assine

Receba no seu email as novidades desse Blog. Nós jamais repassaremos seu email. Compromisso Admycar!

INSCREVER